O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês Rosa e recebeu esse nome por causa da cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

quarta_1410Segundo o site outubrorosa.org.br, foi em 1997 que as entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

Dados epidemiológicos do A. C. Camargo Câncer Center estimam que só neste ano de 2015 serão diagnosticados 57.120 novos casos. Assim, pensando a aquisição de conhecimento como meio de prevenção e com o intuito de levar informação e de despertar não só o interesse pelo tema, mas o interesse pelos cuidados na saúde, a Editora Grafset resolveu criar um “quiz” com perguntas e respostas acerca da patologia, que hoje já se sabe, embora seja mais incidente nas mulheres, atinge os homens também.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *