Pinturas, esculturas, fotografias, documentos, entre outras peças dos universos culturais africanos e afro-brasileiros que compõem o acervo do Museu Afro Brasil, em São Paulo, agora estão ao alcance de um click.
Desde o dia 21 de janeiro, mais de 100 obras da coleção da instituição podem ser visualizadas virtualmente graças a uma parceria com o Google Cultural Institute, ferramenta da gigante de tecnologia americana que permite a visitação online dos principais espaços de cultura ao redor do mundo.
Por meio da funcionalidade Google Street View, o internauta poderá se movimentar pelas salas e corredores do museu, conferir exposições temporárias e de longa duração, além de selecionar e obter mais informações sobre as obras de seu interesse.
Mostras temporárias que haviam saído de cartaz passaram por curadoria especial para estarem disponíveis virtualmente, caso de “Espírito da África – Os reis africanos” que traz as fotografias de Alfred Weidinger, austríaco que registrou os remanescentes das monarquias dos maiores reinados africanos.
Esse é também o caso da exposição “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, composta por objetos de ofícios urbanos e rurais que revelam as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil. A mostra que ficou em exibição por mais de dois anos e ganhou nova montagem no Dia da Consciência Negra de 2015 agora pode ser apreciada de qualquer parte do mundo, sem sair de casa.
Fonte : Carta Educação
Adicionar Comentário